A Cartola Editora divulga o calendário de concursos literários para 2020. Veja os temas abaixo e programe-se para escrever:

Janeiro – Ditadura Militar

A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, sob comando de sucessivos governos militares. Censura, tortura e assassinatos faziam parte dos anos de terror iniciados com o golpe de 1964, destituindo o presidente democraticamente eleito. A população decide enfrentar esse regime.

Edital: 15/01/2020

Organizador: Alec Silva

Fevereiro – Lendas Urbanas

Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem uma espécie de folclore moderno. Quem nunca ouviu falar na loura do banheiro, no homem do saco ou no cara que acorda em uma banheira cheia de cubos de gelo e sem um rim?

Edital: 15/02/2020

Organizadora: Meg Mendes

Março – Inteligência Artificial

Em um futuro não muito distante, máquinas vivem em harmonia com os seres humanos, seja em aparelhos eletrônicos ou em androides que transitam pelas ruas da cidade. Esse equilíbrio torna-se instável quando as AIs superam os humanos, tomando-lhes empregos e exigindo direitos civis igualitários.

Edital: 15/03/2020

Organizador: Alec Silva

Abril – Serial Killer

A família real portuguesa chegou ao Brasil em 1808, fugindo das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica. Os primeiros anos foram de adaptação e até uma certa tranquilidade, até que se iniciou uma série de assassinatos na realeza. Dom João VI ordenou que o assassino fosse encontrado a todo custo, oferecendo aos guardas, não somente uma boa quantia em ouro, como também títulos de nobreza a quem desvendasse o mistério.

Edital: 15/04/2020

Organizadora: Bruny Guedes

Maio – Teorias da conspiração

Todo mundo gosta de uma teoria da conspiração. Elas dão a sensação de que algo muito secreto está acontecendo em todos os lugares. Provas? Ninguém tem, mas quem precisa delas quando se tem uma boa história para acreditar? O homem nunca chegou à lua? O atentado de 11 de setembro foi orquestrado pelos EUA? Jesus casou com Maria Madalena? A CIA matou John Lennon, Janis Joplin e Jimi Hendrix? Getúlio Vargas foi assassinado? O Brasil vendeu a final da Copa de 1998 para a França? Hitler fugiu para a Argentina e forjou a própria morte? Elvis está vivo? Paul McCartney está morto? Existe um projeto secreto estudando extraterrestres na Área 51? E em Varginha? A URSAL existe mesmo? Bolsonaro inventou uma facada para evitar os debates e chegar à presidência?

Edital: 15/05/2020

Organizadora: Edilaine Cagliari

Junho – Zumbis

Após um experimento mal sucedido na USP, um vírus é espalhado por todo o Brasil. Por ordem da ONU, o país inteiro tem as fronteiras fechadas por quarenta dias, tempo em que acredita-se ser suficiente para separar aqueles que são imunes ao vírus e resgatar os sobreviventes, e quem sabe, desenvolver uma cura para os infectados.

Edital: 15/06/2020

Organizadora: Bruny Guedes

Julho – Mitologia egípcia

O Egito Antigo era repleto de crenças, mitos e simbolismos. Politeístas, os egípcios acreditavam em uma grande quantidade de deuses e tratavam seus faraós como deuses vivos que possuíam poderes como o deus do Céu, Hórus, ou o deus do Sol, Rá.

Edital: 15/07/2020

Organizadora: Thais Rocha

Agosto – Brasil pós-apocalíptico

O Brasil foi o principal aliado dos EUA na Terceira Guerra Mundial. Alvo dos inimigos, o País foi atacado com uma bomba nuclear dizimando grande parte da população, recursos naturais e viu a amazônia tornar-se um deserto. Sem água potável pelas décadas que se seguiram, a única luta que restou para a humanidade foi a sobrevivência.

Edital: 15/08/2020

Organizadora: Meg Mendes

Setembro – Cruzadas

As Cruzadas foram movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. O movimento foi prejudicado pela cobiça e brutalidade. Judeus e cristãos na Europa foram massacrados por turbas armadas em seu caminho para a Terra Santa. O papado era incapaz de controlar as imensas forças à sua disposição.

Edital: 15/09/2020

Organizador: Alec Silva

Outubro – Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira, no estado de Alagoas. Este foi o mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, e sua história transformou-se em um moderno símbolo da resistência à escravidão.

Edital: 15/10/2020

Organizadora: Meg Mendes

Novembro – Vampiros

Uma frota comandada por Pedro Álvares Cabral, ao território denominado Ilha de Vera Cruz, chegou ao que hoje chamamos de Brasil no dia 22 de abril de 1500. A armada era composta por três caravelas e dez naus, conforme contam os livros de história. O que os livros não dizem é que havia uma quarta caravela, que se perdeu da frota, sendo encontrada quinze dias depois. A maioria da tripulação havia sido assassinada. Os sobreviventes, se existiam, não estavam na embarcação. Em meio ao conflito entre europeus e ameríndios, surgem os desaparecidos, e com eles, uma sede implacável por sangue.

Edital: 15/11/2020

Organizadora: Bruny Guedes

Dezembro – Alice no País das Maravilhas

Um mundo onde as regras do tempo e do espaço estão de cabeça para baixo. O País das Maravilhas foi criado em 1865 por Lewis Carroll, e retratou as aventuras da menina Alice. Chegou a hora de retornar ao País das Maravilhas contando novas aventuras de Alice pelo buraco do coelho, salão das portas, chalé da duquesa, salão do chá e por outros lugares psicodélicos.

Edital: 15/12/2020

Organizadora: Thais Rocha

Os editais podem ser encontrados nas datas correspondentes AQUI

Compartilhe:

Deixe um comentário: