Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Condenados” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

Sinopse:

Era um dia como outro qualquer nos laboratórios da USP. Estudantes e professores analisavam amostras de sangue de pessoas que participavam dos testes para uma nova vacina. Tudo estava saindo conforme o planejado. A fase de testes em roedores foi um sucesso, deixando todos animados com essa nova descoberta, que poderia, enfim, dar uma nova esperança para portadores do HIV. Enfim, a humanidade teria a cura da AIDS.

Alguns dias após as primeiras doses serem administradas, todas as pessoas que receberam a nova vacina adoeceram. Começou com uma febre leve, que logo evoluiu para uma temperatura corporal tão elevada que causava alucinações. Dores lancinantes nas articulações, vômito recorrente, hemorragia interna, coma e morte.

Assim que o primeiro paciente faleceu, os testes da vacina foram encerrados e começaram as autópsias para analisar o que estava acontecendo, já que os testes em animais haviam sido promissores. O pânico real da equipe de cientistas começou quando o primeiro falecido voltou à vida. Ele não era mais uma pessoa. Abriu os olhos e começou a se movimentar aos poucos, chocando todos os legistas e estudiosos presentes.

Uma das alunas aproximou-se para verificar o pulso do paciente, mas não teve tempo de se espantar por não sentir nada sob sua pele. O morto a encarou, com os olhos revirando nas órbitas, e segurou seu braço, puxando-a e mordendo ferozmente sua jugular. A pobre moça caiu morta quase que imediatamente. Seu algoz logo levantou-se, com sangue e pedaços de pele e músculo caindo de seus lábios, e avançou em direção à próxima vítima. As pessoas começaram a correr, desesperadas. Não sabiam o que estava acontecendo, mas não ficariam ali para descobrir.

Em poucos minutos, alguns retardatários na fuga viram a aluna levantar-se, e fizeram menção de ir até ela, mas notaram algo anormal em sua forma trôpega de se mover. Quando ouviram um som gutural saindo de sua garganta rasgada, perceberam que ela não era mais a doce estudante que sonhava em salvar vidas com suas pesquisas. Ela agora era uma fera, como a que tinha causado sua morte.

Depois do episódio, a vida não seria mais a mesma em todo o país, a infecção se espalhou exponencialmente por todos os estados. A pedido da OMS, as fronteiras foram fechadas por imposição da ONU. A quarentena tinha por objetivo entender o que estava acontecendo, para que se pudesse trabalhar no desenvolvimento de uma cura, além de estudar uma forma de resgatar os sobreviventes.

Venha contar histórias de vidas perdidas e de pessoas desesperadas, tentando salvar seus entes queridos da transformação monstruosa, criada pelo próprio ser humano. Lembre-se, o Brasil tem suas peculiaridades, aqui as armas são proibidas, a população, de forma geral, não sabe atirar. Também não dá pra viver de comida enlatada, a não ser que você só se alimente de ervilha, milho, sardinha e atum =)

OBS: O livro conta a história de zumbis, não de coronavírus. Ainda que a realidade seja assustadora, evite associar os dias atuais à história.

Inscrições:

15/06/2020 a 30/06/2020

Divulgação do resultado:

10/07/2020

Organização:

Bruny Guedes

Regulamento

1 – Participantes

1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

2 – Orientações

2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

  • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
  • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
  • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
  • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

3 – Publicação

3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

4 – Direitos autorais

4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com 50% de desconto (mínimo de 10 exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

FAQ

  • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
  • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
  • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
  • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
  • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
  • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
  • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
  • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
  • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
  • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

Concurso encerrado

Compartilhe:

Deixe um comentário: