Category

Concursos literários

Concurso literário – A maldição da lua cheia

By Concursos literários No Comments

Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “A maldição da lua cheia” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

Sinopse:

A lenda do Lobisomem teve origem na mitologia grega. Chegou à América Latina com a colonização e rapidamente passou a fazer parte das histórias locais, tornando-se um ser clássico do terror mundial com as produções para o cinema, que tiveram início com a produção de The Werewolf, o primeiro filme do gênero, lançado em 1913 pela Universal.

No folclore brasileiro, o lobisomem é sempre muito presente, possuindo algumas variações na lenda, como acontece com toda história contada de geração em geração. Em alguns locais, acredita-se que o lobisomem somente se transforma em uma encruzilhada, nas noites de lua cheia, de quinta-feira para sexta-feira. Em outras regiões, acredita-se que o sétimo filho, torna-se um lobisomem se não for batizado tendo como padrinho o irmão mais velho.

Apesar de algumas alterações, no geral, todas as histórias levam em conta que ao se tornar humano novamente, o lobisomem não lembra de seus atos enquanto lobo, e se você for atacado por um lobisomem e sobreviver, acabará se tornando um. Para acabar com a maldição, somente uma bala de prata para dar fim ao monstro.

Mesmo com o avanço da tecnologia, e com tempo dos “contadores de história” ficando pra trás, o lobisomem ainda causa medo nas pessoas e as histórias de novos ataques causados pela besta-fera seguem populares não só o imaginário popular como também à internet, em blogs e redes sociais.

O concurso A maldição da lua cheia busca histórias clássicas de lobisomem que se passem no Brasil, preferencialmente inspiradas em histórias reais, contadas aqui e ali, seja no interior do país ou nas grandes capitais.

Ah, e não coloquem outros seres lendários nas histórias, como os vampiros. Queremos histórias de terror clássico, que tenham apenas lobisomens.

Inscrições:

15/11/2020 a 30/11/2020

Divulgação do resultado:

10/12/2020

Organização:

Janaina Storfe

Regulamento

1 – Participantes

1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

2 – Orientações

2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

  • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
  • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
  • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
  • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

3 – Publicação

3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

4 – Direitos autorais

4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com descontos expressivos, custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

FAQ

  • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
  • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
  • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
  • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
  • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
  • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
  • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
  • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
  • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
  • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

Envie seu conto

    * Confira atentamente o seu Whatsapp e fique atento em seu e-mail ao término do concurso. Os selecionados que não retornarem nossas mensagens estarão cortados da antologia. Só participe do concurso se tiver REAL interesse em participar do livro.




    Compartilhe:

    Concurso literário – Vampiros de Vera Cruz

    By Concursos literários No Comments

    Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Vampiros de Vera Cruz” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

    Sinopse:

    Por mais que todo brasileiro conheça as histórias oficiais do descobrimento do nosso país, poucas pessoas sabem que em 22 de abril de 1500 a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral não incomodou somente aos índios.

    Os livros de história nos contam que a armada era composta por três caravelas e dez naus, mas e se eu lhes disser que havia uma quarta caravela, e que ela se perdeu da frota e foi encontrada somente quinze dias depois?

    Em seu interior, somente os mortos. Corpos para todos os lados, em um cenário de luta e devastação. Os médicos da armada constataram que a maioria das vítimas apresentavam mordidas pelo corpo, mas o animal que as mordera não arrancara pedaços, como uma fera teria feito para se alimentar. Então o que seria aquela estranha criatura que havia matado quase todos os homens daquela caravela? Ah, sim. “Quase” todos os homens, pois alguns estavam desaparecidos. Teriam fugido para o mar e para a mata próxima ao perceberem que não tinham chances de vencer tal criatura? Ou teriam apenas se afogado?

    O restante da frota estava amedrontada, mas nada poderia fazer, então apenas prosseguia seu rumo até o território de Ilha de Vera Cruz. Alguns dias depois, porém, os desaparecidos retornaram entre europeus e ameríndios, trazendo consigo uma implacável sede de sangue.

    Os supersticiosos já conheciam as lendas dos vampiros, mas seu conhecimento de nada adiantava diante da fúria e da sede daqueles seres renascidos das trevas. Mas como eles eram de fato? Alguns pareciam apenas animais em busca do sangue que os alimentaria. Outros eram inteligentes, se misturavam, conversavam normalmente, encantavam suas vítimas e as ludibriavam até que praticamente entregassem o pescoço de bandeja.

    De tantas histórias absurdas ouvidas na Europa, sabiam que somente a luz do sol poderia matá-los, e as únicas coisas que pareciam feri-los ou pará-los eram o crucifixo, a água benta, e uma estaca de madeira afiada cravada no coração.

    Munidos desses objetos para atacar e se defender, europeus e índios — muitas vezes até trabalhando juntos — viveram tempos difíceis de trevas, morte e sangue. Ora caçando, ora sendo caçados.

    Ah, não. Vocês não vão encontrar esses relatos em nenhum livro de história, pois os grandes historiadores os trataram como lendas e superstições, ou até como o ataque de uma enorme onça em alguma tribo.

    E é por isso que aqui, nesse livro, nós vamos contá-las a vocês. Venham conhecer as histórias de temidos vampiros em terras tupiniquins em 1500.

    Ah, e não coloquem outros seres lendários nas histórias, como os lobisomens. Queremos histórias de terror clássico, que tenham apenas vampiros.

    Inscrições:

    15/11/2020 a 30/11/2020

    Divulgação do resultado:

    10/12/2020

    Organização:

    Bruny Guedes

    Regulamento

    1 – Participantes

    1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

    1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

    1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

    2 – Orientações

    2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

    2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

    • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
    • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
    • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
    • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

    2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

    2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

    2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

    2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

    3 – Publicação

    3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

    3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

    3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

    3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

    3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

    3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

    3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

    4 – Direitos autorais

    4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

    4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

    4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com descontos expressivos, custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

    FAQ

    • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
    • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
    • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
    • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
    • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
    • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
    • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
    • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
    • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
    • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

    Envie seu conto

      * Confira atentamente o seu Whatsapp e fique atento em seu e-mail ao término do concurso. Os selecionados que não retornarem nossas mensagens estarão cortados da antologia. Só participe do concurso se tiver REAL interesse em participar do livro.




      Compartilhe:

      Resultado do concurso “Excalibur”

      By Concursos literários No Comments

      A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário Excalibur. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

      Abaixo temos a lista de selecionados:

      A balada final de Tristão, Bruce Torres
      A Dama do Poder, Ella Marc
      A falsa afeição, Maria Lua de Andrade Valentim
      Além da Muralha de Adriano, Gabriel de Carvalho Fernandes
      A provação de Lancelote, Fabiola Eichenbrenner
      Atos valorosos – Cinco malefícios de um darach a combater, G. L. Fellowynn
      A última decisão de Guinevere, Fabiola Eichenbrenner
      Cantigas de Avalon: Galahad, Carol Cruz
      Devaneios no Castelo das Ilusões, Ricardo Victor
      Festejos e astúcias de um rei, A.C.Gurgel
      Heróis e farsas, P. H. Martinez
      O caldeirão da abundância, Giovanna Tursi Catapani
      O Cavaleiro Sagrado, Danilo Alex da Silva
      O destino de um rei, Cristina C C Vieira
      O escudo e a espada, Fabiana Souza
      O esguio, Luísa Lopes
      O Falcão de Maio, Ney Alencar
      O Guerreiro Pertinaz, Ricardo Victor
      O nobre conto da dama Lyonet e sobre como Sir Beaumains lutou contra o Cavaleiro Vermelho das Terras Vermelhas, F.T.Rossi
      O nobre conto de Sir Palamedes e a busca pela Besta Ladradora, F.T.Rossi
      O preço de ser rei, M. Lestrange
      Por Aqueles Que Amei, Eduardo A. S.
      Sangue no lamaçal, Valter F. Machado
      Sir Gawain e o Cavaleiro do Leão, Ludmila Barbosa
      Sir Kay e o Dragão Escarlate, Érulos Ferrari Filho
      Um Adeus, Luccas César Bach

      Parabéns 🎩🧡Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail.

       

      Compartilhe:

      Resultado do concurso “Palmares”

      By Concursos literários No Comments

      A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário Palmares. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

      Abaixo temos a lista de selecionados:

      Ana Lucia Dos Santos – A Proteção ao jovem Kamdimba
      Anderson Rodrigues – Prestação de Contas
      Carol DerMond – Amarga Liberdade
      Fernanda Luiza – Tina Quilombo
      Filipi Gradim – Dunga tará sinherê
      Jack Luz – Os Filhos de Palmares
      Jacqueline F. Silva – Sobrevivente
      Leandro Passos – Ketulah e Iandê: palmas, Palmares
      Marlon P. Silva – Reis e Rainhas
      Nadia Farias dos Santos – Dia de festa
      Tiago Rafael dos Santos Alves – Ija Nla – O surgimento da capoeira no Quilombo de Palmares
      Venuzia Belo – O rio de sangue
      Wilson Carvalho – Olho aqui e lá

      Parabéns 🎩🧡Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail.

       

      Compartilhe:

      Concurso literário – Excalibur

      By Concursos literários No Comments

      Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Excalibur” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

      Sinopse:

      A lendária Excalibur foi posta pelo mago Merlin nas mãos de Arthur para que ele se tornasse o grande rei e rechaçasse todas as ameaças que circundavam a Bretanha.

      As lendas dos cavaleiros da Távola Redonda nos contam sobre as vidas desses valorosos guerreiros e como eles impediram as invasões dos saxões à Bretanha. Mas e as ameaças mágicas? Teria Merlin sozinho conseguido expulsar dragões e outras criaturas da lenda das terras bretãs?

      “Excalibur” reunirá contos que tratem dos cavaleiros da Távola Redonda em toda sorte de aventura mágica, defendendo a Bretanha de todos os perigos.

      Inscrições:

      15/10/2020 a 31/10/2020

      Divulgação do resultado:

      10/11/2020

      Organização:

      Thais Rocha

      Regulamento

      1 – Participantes

      1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

      1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

      1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

      2 – Orientações

      2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

      2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

      • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
      • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
      • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
      • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

      2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

      2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

      2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

      2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

      3 – Publicação

      3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

      3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

      3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

      3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

      3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

      3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

      3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

      4 – Direitos autorais

      4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

      4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

      4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com descontos expressivos, custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

      FAQ

      • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
      • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
      • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
      • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
      • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
      • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
      • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
      • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
      • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
      • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

       

      Inscrições encerradas.

      Compartilhe:

      Concurso literário – Palmares

      By Concursos literários No Comments

      Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores NEGROS da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores  negros sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Palmares” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

      Sinopse:

      O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira, no estado de Alagoas. Este foi o mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, e sua história transformou-se em um moderno símbolo da resistência à escravidão.

      Os historiadores apontam que o primeiro registro existente sobre o quilombo remonta ao ano de 1597, mas existem teorias que afirmam que o quilombo pode ter surgido antes dessa data. Palmares foi crescendo ao longo do século XVII e acabou transformando-se no maior quilombo brasileiro, abrigando cerca de 20 mil habitantes.

      O nome “Quilombo dos Palmares” faz menção ao fato de ele ter se desenvolvido em uma região que possuía muitas palmeiras, árvore importante na produção de ferramentas, na construção de casebres e que também fornecia alimento (palmito) aos quilombolas.

      O primeiro rei de Palmares foi Ganga Zumba, filho de uma princesa do Congo. Sua liderança foi fundamental para organizar e resistir aos ataques externos. Zumbi assumiu como líder, cargo que ocupou até a destruição do quilombo em 1694. Dandara também se destaca como figura importante, ela foi esposa de Zumbi, dominava técnicas de capoeira, participava ativamente na elaboração de estratégias de resistência do quilombo e era a líder das forças femininas.

      O concurso “Palmares” busca contos de ficção, escritos por autores negros brasileiros, que se passem no quilombo abordando as vivências e desafios da época, exceto fantasia, terror e horror.

      Inscrições:

      15/10/2020 a 31/10/2020

      Divulgação do resultado:

      10/11/2020

      Organização:

      Meg Mendes

      Regulamento

      1 – Participantes

      1.1 – O concurso destina-se a escritores NEGROS de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

      1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

      1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

      2 – Orientações

      2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

      2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

      • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
      • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
      • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
      • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

      2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

      2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

      2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

      2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

      3 – Publicação

      3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

      3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

      3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

      3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

      3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

      3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

      3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

      4 – Direitos autorais

      4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

      4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

      4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com descontos expressivos, custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

      FAQ

      • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
      • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
      • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
      • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a), caso isso não ocorra, entre em contato. Lembre-se, somente entre em contato caso não seja contatado(a).
      • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
      • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
      • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
      • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
      • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
      • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

      Inscrições encerradas.

      Compartilhe:

      Resultado do concurso “Histórias de fantasmas”

      By Concursos literários No Comments

      A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário Histórias de fantasmas. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

      Abaixo temos a lista de selecionados:

      Aquino Coelho – Pesadelo
      Beatriz B. P. Faleiros – A velha
      Carol DerMond – No rádio
      Dayane Rizzo – Bem-vinda à família
      Debora Mundin – Apartamento 404
      Eduardo F. F. de Abreu – A jabuticabeira
      Everardo Macedo – O tempo engole a gente feito fera
      Fernando Figueiredo – Ouija
      Gabriel Yared – Tormenta
      Gabriela B. P. Faleiros – Degolador
      H. F. Norbert – A árvore da Rua Morta
      Henggo – Sorriso branco no escuro
      Hicky Carrera – Dia dos pais
      Hugo Sales – Dois de novembro
      Izabela Garcia – A antiga casa 105
      Jorge Gabriel Lapa – O farol quebrado
      Kai Barcellos – Medo
      Kíssila Muzy – A hora da cuca
      Luccas César Bach – Você tem uma nova mensagem
      Lucineide Barbosa – O funeral
      Luis F. Franco – As criancinhas maltrapilhas
      Matheus H. Souza – O Ritual
      Miguel Alencar – Noite quente
      Mih Lestrange – Uma lâmpada
      Natália Mussato – Okaeri
      Nícollas Lopes – Madame 88
      Nill C. N. de Azevedo – Adeus
      Nunes Pedroso – Cicatriz
      Pedro Px – Cordeiro de Deus
      R. R. Oliver – Tom
      Rodrigo Duhau – A parede rabiscada de vermelho
      Rodrigo Kmiecik – Mortalha de Moscas
      Rodrigo Silva – Até que a morte
      Yulli M. Pimentel – Um sonho que se quebra

      Parabéns 🎩🧡Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail.

       

      Compartilhe:

      Resultado do concurso “Cruzadas: relatos de uma guerra não-santa”

      By Concursos literários No Comments

      A Cartola Editora divulga o resultado do concurso literário Cruzadas: relatos de uma guerra não-santa. Os textos  selecionados farão parte da próxima antologia lançada pela editora.

      Abaixo temos a lista de selecionados:

      Adriano Besen – O cavaleiro do templo

      Ana Fabiola Rios Eichenbrenner – A lança sagrada

      Ana Fabiola Rios Eichenbrenner – Asasiyun

      Bárbara Amádio Santos – O Mar de Sangue do Mundo Externo

      Daniele Mucheroni – Gratia Statum

      Felipe Martins de Oliveira – Deus deveria me condenar

      Flavia T. Rossi – Deus Reconhecerá os Seus

      G. L. Fellowynn – A cruz e a meia lua: Reminiscências de Cédric Oliviê Bertrand

      Gisele WOMMER – Um lugar na barca

      Julierme Rabello de Souza – Berzek

      Julierme Rabello de Souza – O acordo dos leões

      Luccas César Bach – Deus Vult

      Luccas César Bach – Dois Mil e Setecentos

      Mauro André Oliveira – A mão sinistra

      Patricia Marcela Höher Quadros – Uma causa nobre

      Pedro Paulo Divino Teixeira Vieira – Salvando a alma

      Thomas P. Boettcher – O vermelho da cruz

      Tiago Rafael dos Santos Alves – O ferreiro

      Willian Douglas dos Santos Fernandes – Paralelos de Zadar

      Wilson de Carvalho Silva Araújo – Intervalo entre os últimos suspiros e a chegada do soldado

      Wilson de Carvalho Silva Araújo – Três bispos cegos

      Parabéns 🎩🧡Entraremos posteriormente em contato com todos os autores individualmente. Fique atento(a) ao seu e-mail.

       

      Compartilhe:

      Concurso literário – Histórias de fantasmas

      By Concursos literários No Comments

      Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Histórias de Fantasmas” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

      Sinopse:

      Todos nós sentimos medo, faz parte de nossa condição humana. Tememos na mesma medida em que amamos, ou até mais. Mas diferente do amor, o medo nos paralisa, nos tira a voz, nos faz correr. Mesmo assim, todos nós conhecemos histórias que nos arrepiam, histórias que nos tiram o sono e nos fazem deixar a luz acesa. Histórias passadas de boca a ouvido, olho no olho, que contam fatos que aconteceram com o amigo do seu amigo, com o seu pai, sua avó ou sua irmã.

      Histórias de lugares assombrados, espíritos esquecidos nessa terra por estarem presos aos locais em que viveram, ou quem sabe até, em busca de vingança. Não são poucos os relatos das almas de suicidas que ainda são encontrados nos lugares em que tiveram seus últimos suspiros.

      Pior do que essas histórias que ouvimos, são as histórias que nós mesmos vivemos. Se você pensar bem, lembrará de alguma. Às vezes não precisa nem pensar muito, basta lembrar-se daquela janela que bateu sem vento, do prato que se quebrou “sozinho” ou daquele parente que apareceu para você poucos segundos após morrer no hospital. Não se engane, os relatos são reais.

      A Antologia “Histórias de fantasmas” explora esses relatos, da volta de pessoas queridas ou não tão queridas assim, bem como de locais que você não iria nem se te pagassem uma fortuna, e dos espíritos que os habitam.

      Inscrições:

      15/09/2020 a 30/09/2020

      Divulgação do resultado:

      10/10/2020

      Organização:

      Humberto Barino

      Regulamento

      1 – Participantes

      1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

      1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

      1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

      2 – Orientações

      2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

      2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

      • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
      • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
      • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
      • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

      2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

      2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

      2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

      2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

      3 – Publicação

      3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

      3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

      3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

      3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

      3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

      3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

      3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

      4 – Direitos autorais

      4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

      4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

      4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com 50% de desconto (mínimo de 10 exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

      FAQ

      • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
      • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
      • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
      • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a).
      • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
      • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
      • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
      • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
      • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
      • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

      Concurso encerrado.

      Compartilhe:

      Concurso literário – Cruzadas: relatos de uma guerra não-santa

      By Concursos literários No Comments

      Cartola Editora lançará mais uma antologia de contos através de um concurso literário exclusivo para autores da língua portuguesa. O objetivo é incentivar que mais escritores sejam inseridos no mercado brasileiro como autores. A antologia “Cruzadas – Relatos de uma guerra não-santa” será composta por uma média de 30 (trinta) contos.

      Sinopse:

      Entre 1095 e 1492, houve oito Cruzadas.

      Tradicionalmente, uma Cruzada é o termo utilizado para designar qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.

      No imaginário popular, lendas e histórias foram construídas ao redor dos inúmeros personagens e elementos que protagonizaram e figuraram os intensos conflitos: cruzados, templários, tesouros sagrados, bulas pontifícias, traições, assassinos e nobres em busca de poder e glória.

      Na camada superficial, uma Cruzada é uma guerra santa, contudo há contos não-revelados da ação dos cristãos e de seus inimigos. Camponeses entravam no exército a serviço de seus senhores, contudo, quais as motivações em uma guerra em terras distantes? Quantas crianças se tornaram órfãs, de ambos os lados dos conflitos, e ficaram marcadas tanto pela intolerância religiosa quanto pela ambição humana? Quais segredos levaram os templários a serem acusados de heresia pelo Papa? E quão real é a lenda do homem que possuía assassinos tão leais que não hesitavam em tirar a própria vida se ele assim desejasse?

      Cruzadas – Relatos de uma guerra não-santa busca contos de ficção histórica, escritos por autores brasileiros, que abordem qualquer uma das oito Cruzadas de maneira criativa e original, sem recorrer à fantasia ou horror. Buscamos histórias com fundo histórico, que desmistifiquem lendas ou tragam novas interpretações a fatos conhecidos, mas não totalmente não-esclarecidos.

      Inscrições:

      15/09/2020 a 30/09/2020

      Divulgação do resultado:

      10/10/2020

      Organização:

      Alec Silva

      Regulamento

      1 – Participantes

      1.1 – O concurso destina-se a escritores de língua portuguesa, sendo livre para escritores iniciantes ou para autores que já foram publicados anteriormente. Os escritores podem ser residentes de qualquer país, desde que maiores de 18 anos;

      1.2 – A inscrição é GRATUITA e NENHUM VALOR SERÁ COBRADO dos candidatos para participação no concurso, ou posteriormente, na publicação da antologia;

      1.3 – Todo participante deve ser OBRIGATORIAMENTE usuário do Whatsapp, pois a organização da obra será feita em conjunto com todos os autores através de um grupo específico. Não será possível participar da obra caso não utilize a ferramenta. Se o(a) autor(a) abandonar o grupo antes do término do processo este será sumariamente EXCLUÍDO da futura antologia.

      2 – Orientações

      2.1 – Os contos não precisam ser inéditos, podendo estar online em qualquer plataforma, ou já terem sido publicados anteriormente em outras coletâneas, sempre respeitando os direitos autorais adquiridos por outras editoras previamente, ou seja, o direito autoral do texto para a participação no concurso, precisa estar 100% com o autor;

      2.2 – Os textos deverão ser encaminhados através do formulário presente ao final desde regulamento durante o período de inscrição, respeitando o seguinte formato:

      • Arquivo Word (NÃO ACEITAREMOS PDF) no tamanho A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Bookman Old Style (11); margens: superior e esquerda com 3cm; margens: inferior e direita com 2cm. O arquivo precisa conter título do conto e o nome completo do participante : “O sobrado da Rua Taylor – Rodrigo Barros.docx”;
      • O conto precisa ter o TÍTULO e o  NOME DO AUTOR (nome que quer que apareça no livro) no início do mesmo.
      • O conto precisa ter um mínimo de 02 (duas) páginas e um máximo de 05 (cinco) páginas, no formato descrito anteriormente;
      • Caso envie o conto em qualquer outro formato ou especificação este será AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADO;

      2.3 – Cada escritor poderá participar do concurso com até 02 (dois) contos diferentes;

      2.4 – O conteúdo precisa ser 100% original;

      2.5 – Não serão aceitos contos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito;

      2.6 – Não serão aceitos contos em co-autoria.

      3 – Publicação

      3.1 – A antologia terá uma média de 30 (trinta) contos participantes. Dentre os quais, aqueles escritos pelos autores selecionados através deste concurso, podendo haver a participação de autores convidados pela Cartola Editora;

      3.2 – Caberá somente à Editora definir a arte de capa e o estilo de diagramação dos contos no miolo da antologia;

      3.3 – Será realizado um financiamento coletivo (crowdfunding) para que a obra seja publicada em formato impresso e digital;

      3.4 – Caso o financiamento coletivo (crowdfunding) atinja a meta necessária para publicação (esse valor será determinado pela Cartola Editora após a divulgação dos vencedores), o livro estará presente não só em nosso catálogo, como também estará à venda em todas as lojas online que já comercializam as obras publicadas pela editora;

      3.5 – Os autores não são obrigados a participar do financiamento coletivo (crowdfunding), mas é de suma importância sua divulgação para atingirmos a meta estabelecida e financiarmos o livro;

      3.6 – Será realizado um único registro ISBN com todos os contos do livro;

      3.7 – A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

      4 – Direitos autorais

      4.1- Caso o financiamento coletivo atinja a meta necessária para publicação, cada autor receberá direitos autorais sobre as vendas do livro (físico ou digital), conforme constará em contrato;

      4.2 – Todo autor receberá um exemplar do livro em formato digital (PDF);

      4.3 – Todo participante da Antologia poderá adquirir exemplares com 50% de desconto (mínimo de 10 exemplares), custeando também o frete, e posteriormente comercializando a obra conforme sua conveniência.

      FAQ

      • Faça uma releitura do edital, todas as regras estão presentes nele: o formato do texto, o processo de envio e etc. A sinopse é bastante descritiva para conduzir o processo criativo, basta segui-la. Não passaremos mais informação sobre o concurso, nem por e-mail, nem por Whatsapp e nem pelas redes sociais, seria injusto com os demais participantes que não receberam maiores explicações além do edital. Estude o tema, escreva e envie seu texto.
      • Todas as regras precisam ser seguidas à risca, caso contrário, sua participação será cancelada. Leia o edital quantas vezes for preciso.
      • O(a) autor(a) precisa ser maior de 18 anos. Isso não é negociável, e nem com autorização dos pais é viável a participação. A inscrição só é possível para autores maiores de idade.
      • Caso seja selecionado(a) para o concurso, em no máximo uma semana você receberá um e-mail ou um contato pelo Whatsapp do(a) organizador(a).
      • Se você não utiliza o Whatsapp ou não tem interesse na participação de grupos, não envie o seu conto. O uso da ferramente é OBRIGATÓRIO para participar do concurso.
      • O seu texto pode estar na Amazon, Blog, Wattpad, Medium ou qualquer outra plataforma. Não exigimos exclusividade, com exceção a outras antologias de outras editoras. O seu texto poderá ser publicado em um livro próprio ou coletânea de textos exclusivamente seus. Caso inscreva o seu texto no concurso, não o envie para outros concursos, aguarde o nosso resultado primeiro.
      • Se não tem interesse real em participar do livro que será produzido posteriormente com os textos selecionados, não envie seu texto. Isso cria um desgaste e um trabalho desnecessário para a editora. Seja profissional, porque a publicação de livros é o nosso trabalho, e não um hobby.
      • A seleção dos textos envolve não somente a qualidade dos mesmos, atende também à linha que a editora deseja para determinada obra. Não ser selecionado(a) não significa que o seu texto precisa ser melhorado, pode apenas não estar dentro daquilo que o(a) organizador(a) pensa ser o que melhor se encaixa para determinado projeto. Você não receberá qualquer posicionamento da editora sobre o seu texto caso ele não seja selecionado.
      • Após ser selecionado(a), você receberá um pequeno manual de revisão, para corrigir o seu texto. Após esse processo, o seu texto passará pelo processo de revisão. Esse processo é padrão para todos os textos e segue uma linha determinada pela editora. Recomendamos ao(à) autor(a) que não aceita correção, que não envie seu texto. Não publicaremos uma única linha que não passe pelo crivo da revisão editorial.
      • Assim que enviar o seu texto, a confirmação aparecerá na própria página. Não enviaremos e-mail de confirmação e nem responderemos questionamentos se o texto foi ou não recebido. Boa escrita, e boa sorte.

      Concurso Encerrado

      Compartilhe: