Lançamentos

Lançamento: “O Corvo”

Por 4 de maio de 2021Sem comentários

O Corvo (The Raven) é a obra mais conhecida do escritor Edgar Allan Poe. Publicado pela primeira vez em 29 de janeiro de 1845, em uma edição semanal do jornal New York Evening Mirror, tornando o autor popular ainda em vida, no entanto, não lhe trouxe sucesso financeiro. O poema narrativo é conhecido principalmente por sua musicalidade, linguagem estilizada e atmosfera sobrenatural, sendo um dos mais famosos poemas anglófonos já escritos.

O poema retrata a visita de um corvo a um homem, que lamenta a perda de sua amada, Lenore, enlouquecendo progressivamente em razão disso. Sentado em um busto da Palas Atena, o corvo, com sua presença perturbadora, atormenta o protagonista com a constante repetição da expressão nunca mais. Seu conteúdo faz referência a elementos folclóricos, mitológicos, religiosos e clássicos.

A obra é o texto poético mais traduzido do mundo, contando com mais de setecentas traduções diferentes nas mais diversas línguas. Nessa edição, além da publicação original em inglês, traremos versões do poema em português, francês, espanhol, alemão e italiano, trazendo nomes como Charles Baudelaire, Carl Theodor Eben, Juan Antonio Pérez Bonalde, Ernesto Ragazzoni, Fernando Pessoa e Machado de Assis.

Em 1846, Edgar Allan Poe publicou um ensaio chamado A Filosofia da Composição , onde o autor analisa o poema O Corvo, explicando a lógica e a metodologia utilizada para criar uma obra capaz de agradar tanto a crítica literária quanto ao gosto popular. Essa edição também brinda o leitor com o ensaio completo, traduzido para o português pelo editor Rodrigo Barros.

 

Apoie esse projeto!

Compartilhe:

Deixe um comentário: