Skip to main content
Lançamentos

Lançamento: “Palmares”

By 10 de dezembro de 2020No Comments

O Quilombo dos Palmares foi um quilombo da era colonial brasileira, no estado de Alagoas. Este foi o mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, e sua história transformou-se em um moderno símbolo da resistência à escravidão.

Os historiadores apontam que o primeiro registro existente sobre o quilombo remonta ao ano de 1597, mas existem teorias que afirmam que o quilombo pode ter surgido antes dessa data. Palmares foi crescendo ao longo do século XVII e acabou transformando-se no maior quilombo brasileiro, abrigando cerca de 20 mil habitantes.

O nome “Quilombo dos Palmares” faz menção ao fato de ele ter se desenvolvido em uma região que possuía muitas palmeiras, árvore importante na produção de ferramentas, na construção de casebres e que também fornecia alimento (palmito) aos quilombolas.

O primeiro rei de Palmares foi Ganga Zumba, filho de uma princesa do Congo. Sua liderança foi fundamental para organizar e resistir aos ataques externos. Zumbi assumiu como líder, cargo que ocupou até a destruição do quilombo em 1694. Dandara também se destaca como figura importante, ela foi esposa de Zumbi, dominava técnicas de capoeira, participava ativamente na elaboração de estratégias de resistência do quilombo e era a líder das forças femininas.

O livro “Palmares” traz contos de ficção, escritos por autores negros brasileiros, que se passam no quilombo abordando as vivências e desafios da época.

O livro está em processo de revisão, portanto, não possui ainda diagramação, porém terá uma média de 150 páginas, capa em brochura, triplex 300g, e miolo pólen de 80g.

Apoie esse projeto!

Compartilhe:

Deixe um comentário: