Ir para o conteúdo principal
Notícias

Cartola Editora e Ecooar compensam as emissões do Fliaraxá

Por 3 de maio de 2022junho 20th, 2022No Comments

A 10ª edição do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – conta com o Selo Verde da Ecooar Biodiversidade, que realizou a compensação da quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida na produção do evento. A certificação foi realizada pela Cartola Editora que neutraliza os gases de efeito estufa gerados pela confecção de seus livros. Ao todo, foram retidos do meio ambiente 1.170 kg de CO2.

O 10.° Fliaraxá atuou de maneira sustentável, com o plantio de árvores de espécies nativas que contribuem com a regeneração do meio ambiente, com a proteção da biodiversidade, a preservação de nascentes, a captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a educação ambiental.

A Ecooar Biodiversidade é uma plataforma que utiliza a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas por empresas e fazer sua compensação. A iniciativa de compensar esses gases tem o propósito de diminuir os efeitos do aquecimento global.

A Cartola Editora é uma das editoras pioneiras na compensação de carbono no Brasil. Desde 2020, a editora investe em ações sustentáveis com o plantio de árvores nativas, compensando a emissão de CO2 na produção de seus livros, contribuindo para a educação ambiental e trabalhando em prol do reflorestamento de Área de Preservação Permanente.

Sobre o Fliaraxá

Criado em 2012 pelo jornalista e empreendedor cultural Afonso Borges, o Fliaraxá chega esse ano à sua 10ª edição, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio. Com o tema “Abolição, Independência e Literatura”, o Festival ocorre no formato híbrido – digital e presencial –, em diversos locais da cidade: Grande Hotel Termas de Araxá, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, além de praças e escolas de bairros periféricos. A programação completa do evento está disponível no site https://fliaraxa.com.br/.

Compartilhe: