Skip to main content
Category

Notícias

VII Salão do Livro Político: “A leitura transforma”

Por Notícias

O VII Salão do Livro Político se encerrou no último domingo, foram vários dias com exposição de livros, cursos e mais de quinze mesas de debates sobre a democracia na América Latina, literatura e gênero, ecologia e questões raciais, dentre outros temas.

No primeiro dia de debate, que contou com a participação da ex-presidenta Dilma Rousseff, Álvaro García Linera, vice-presidente da Bolívia entre 2006 e 2019, Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos, com mediação de Ivana Jinkings, diretora da Editora Boitempo, foi lida uma carta enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falando sobre a importância da leitura para transformar a sociedade.

Confira a carta na íntegra:

Eu acredito que todo livro exerce um forte papel político – seja um romance, uma biografia, um volume de poesias ou de contos, ou mesmo uma história que lemos para as crianças. Porque nós nunca terminamos uma leitura do mesmo jeito que começamos. A leitura nos transforma. Nos leva a conhecer outros lugares e outros modos de vida, nos apresenta novas ideias e novas emoções. O livro nos faz refletir, e muitas vezes muda o nosso jeito de enxergar o mundo.

E este é justamente, para mim, o papel da política: provocar mudanças. Jamais permitir que as coisas permaneçam estagnadas, enferrujadas no mesmo lugar. A política é a arte da transformação, porque o mundo com o qual sonhamos nunca está pronto. Ele precisa ser construído, pela política e – por que não? – também com a ajuda dos livros.

Mas se todo livro é político, qual a função do livro político? Ele é quase um manual de funcionamento do mundo, escrito por gente que dedica a vida a entender como e por que chegamos aonde estamos, e, a partir daí, o que podemos fazer para não continuarmos no mesmo lugar.

Dito isso, quero saudar as editoras, os autores e as autoras participantes deste VII Salão do Livro Político. Aprendi muito com a vida, com as pessoas com as quais convivi, e com as dificuldades que fui obrigado a enfrentar. Mas os livros escritos por vocês, e por aqueles que vieram antes de vocês, também ajudaram a fazer de mim a pessoa que sou agora. Alguém que aprendeu a enxergar o mundo para muito além do seu próprio mundo.

Muito obrigado pelos ensinamentos. Um forte abraço do leitor,

Luiz Inácio Lula da Silva

Compartilhe:

Em parceria com a Tocalivros, Cartola Editora lançará seus primeiros audiolivros

Por Notícias

A Cartola Editora fechou parceria para produção e distribuição de audiolivros com a Tocalivros, um dos maiores estúdios em termos de produção de audiolivros no país, com um acervo que conta com mais de 2,5 mil audiolivros e 20 mil e-books. Parte do catálogo da editora já estava disponível no serviço com a distribuição de dezenas de livros digitais. Assim como acontece com os e-books, as obras poderão ser acessadas através da compra direta ou pelo serviço de assinatura.

Os primeiros projetos já estão em produção, serão os recém-lançados “Blackwood: contos do oculto, do horror e do sobrenatural” e “John Silence: casos psíquicos do doutor extraordinário”, obras do escritor Algernon Blackwood, com tradução de F. T. Rossi.

Os audiolivros estarão disponíveis no site e no aplicativo da Tocalivros, com versão para Android e IOS, e também em outras plataformas que já contam com o catálogo da empresa, como Google, Kobo, Storytel e Scribd.

Em breve traremos mais novidades sobre projetos que serão convertidos para esse novo formato, trazendo uma maior distribuição e acessibilidade ao nosso catálogo.

Compartilhe:

Cartola Editora se associa à Liga Brasileira de Editoras (LIBRE)

Por Notícias

Buscando uma maior integração com o mercado literário, a Cartola Editora se associou à Liga Brasileira de Editoras (LIBRE). Agora, a editora poderá participar com prioridade de eventos literários como “Primavera Literária”, “Primaverinha dos Livros”, “Casa LIBRE na FLIP” e “Esquenta”.

A LIBRE também realiza a prospecção de espaços diferenciados para editores em livrarias e em pontos de venda, assim como organiza estandes coletivos na FLIP, Salão do Livro e nas Bienais do Livro, tendo parcerias com a CBL, garantindo descontos na Bienal Internacional do Livro em São Paulo e na inscrição de obras no Prêmio Jabuti. A Cartola Editora já participará junto com a LIBRE da “A Feira do Livro” que ocorrerá entre os dias 08 e 12 de junho, na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu (veja mais detalhes AQUI).

As vantagens dessa associação não se limitam às feiras literárias. Com a LIBRE, a Cartola Editora poderá emitir o “Atestado de Exclusividade”, que conforme a lei 14.133, de 1° de abril de 2021, no seu Art. 74, é o documento que permite a inexigibilidade de licitação, ao comprovar que a editora é a única que possui os direitos sobre a edição e distribuição da obra. Fora isso, a LIBRE preocupa-se em aumentar a visibilidade para as editoras independentes, enviando comunicados sobre a abertura de inscrições em premiações nacionais, e também em editais de compra, licitações, pregões e outras compras governamentais de relevância, fornecendo alguns dos editais mais importantes para conhecimento e a possível participação das editoras.

Como associada, a Cartola Editora também poderá participar, de maneira gratuita ou com desconto, de cursos (tais como “Dia do Editor”), webinars e eventos de capacitação desenvolvidos pela LIBRE ou por entidades parceiras da associação, como a Nespe, Casa Educação, LabPub, Projeto Brazilian Publishers, entre outros.

Para mais informações sobre a LIBRE acesse sua página na internet:

https://www.libre.org.br/

Compartilhe:

Cartola Editora disponibiliza prestação de contas online para antologias

Por Notícias

Assim como já ocorria com os livros publicados por autores solos, a Cartola Editora disponibilizou a prestação de contas (previsão de pagamento de royalties) para autores de antologias de forma online em seu site.

O sistema já está online. Basta possuir usuário e senha cadastrados, que todos os autores poderão checar os relatórios de vendas das antologias que participam. Lembrando que os valores dos royalties são divididos igualmente entre os autores e pagamentos só serão realizados com um mínimo de R$ 100,00 para cada autor da antologia, conforme consta em contrato.

Para mais detalhes, acesse o manual que disponibilizamos AQUI.

Compartilhe:

Cartola Editora e Ecooar compensam as emissões do Fliaraxá

Por Notícias

A 10ª edição do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – conta com o Selo Verde da Ecooar Biodiversidade, que realizou a compensação da quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida na produção do evento. A certificação foi realizada pela Cartola Editora que neutraliza os gases de efeito estufa gerados pela confecção de seus livros. Ao todo, foram retidos do meio ambiente 1.170 kg de CO2.

O 10.° Fliaraxá atuou de maneira sustentável, com o plantio de árvores de espécies nativas que contribuem com a regeneração do meio ambiente, com a proteção da biodiversidade, a preservação de nascentes, a captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a educação ambiental.

A Ecooar Biodiversidade é uma plataforma que utiliza a Tecnologia da Informação e algoritmos para calcular a quantidade de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas por empresas e fazer sua compensação. A iniciativa de compensar esses gases tem o propósito de diminuir os efeitos do aquecimento global.

A Cartola Editora é uma das editoras pioneiras na compensação de carbono no Brasil. Desde 2020, a editora investe em ações sustentáveis com o plantio de árvores nativas, compensando a emissão de CO2 na produção de seus livros, contribuindo para a educação ambiental e trabalhando em prol do reflorestamento de Área de Preservação Permanente.

Sobre o Fliaraxá

Criado em 2012 pelo jornalista e empreendedor cultural Afonso Borges, o Fliaraxá chega esse ano à sua 10ª edição, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio. Com o tema “Abolição, Independência e Literatura”, o Festival ocorre no formato híbrido – digital e presencial –, em diversos locais da cidade: Grande Hotel Termas de Araxá, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo, Fundação Cultural Calmon Barreto, além de praças e escolas de bairros periféricos. A programação completa do evento está disponível no site https://fliaraxa.com.br/.

Compartilhe:

Anunciamos os vencedores do “Prêmio Cartola de Literatura 2021”

Por Notícias, Sem categoria No Comments

É com enorme prazer que anunciamos os vencedores da terceira edição do “Prêmio Cartola de Literatura”. O objetivo é premiar os melhores textos escritos por nossos autores, em nossas antologias, lançadas no ano de 2020 através de concurso literário. Parabéns aos vencedores:

Verdades que não querem que você saiba
Quem comprou o 7×1 – Elisa Morena

O mundo onde o tempo parou
Bluebird – Karina Cruz

Os casos ocultos de Sherlock Holmes
O enigma do hexagrama 11 – Helton Lucinda

Condenados I e II
Tudo certo, nada resolvido – Karina Cruz

TRANSformação
Consigo é mais seguro – Sarah Brambilla Giannasi

O Olho de Hórus I e II
Noite de luto – Carlo M Marcello

Depois do fim I e II
Demônio do deserto – Fabiola Eichenbrenner

Terra do Nunca
O menino que ouvia magia – Fabiola Eichenbrenner

Excalibur
O preço de ser rei – M. Lestrange

Vampiros de Vera Cruz
A carta perdida de Pero Vaz de Caminha – Carol Trevelin

Pela toca do coelho
Caos na biblioteca das maravilhas – Fabíola Eichenbrenner

Histórias de fantasmas
Okaeri – Natália Mussato

A maldição da Lua Cheia
Sétimo filho do mal e do sono – Fabiola Eichenbrenner

Kodomo: lendas infantis japonesas
Juunishi: por que gatos perseguem ratos? – Fabiola Eichenbrenner

Compartilhe:

Anunciamos os finalistas do “Prêmio Cartola de Literatura 2021”

Por Notícias No Comments

É com enorme prazer que anunciamos os finalistas da terceira edição do “Prêmio Cartola de Literatura”. O objetivo é premiar os melhores textos escritos por nossos autores, em nossas antologias, lançadas no ano de 2020 através de concurso literário. A partir de agora, a premiação de um ano contemplará todas as antologias do ano anterior, sendo assim, nesta edição participam autores das antologias de 2020, com exceção as que já foram premiadas no ano passado.

Na primeira fase de seleção, os contos foram escolhidos pelos organizadores das antologias. Os finalistas, agora, serão submetidos ao júri técnico e ao júri popular. O júri técnico, será composto por colaboradores da editora, e o júri popular será formado pelos leitores, que escolherão os melhores contos através de votação aberta na Internet. O júri popular terá o mesmo peso de escolha de um membro do júri técnico, como se fosse mais um deste.

Para cada antologia, três finalistas foram escolhidos e o que obtiver maior número de votos será declarado o vencedor. O(a) mesmo(a) autor(a) poderá sair vencedor(a) em antologias diferentes. 

Os finalistas serão anunciados através de uma live no Instagram da editora no dia 10/11/2021, às 20h00, e estarão listados no site da editora. Infelizmente, para esse ano, o evento terá de ser realizado online, devido as restrições em virtude da pandemia de Covid-19.

Caso queira participar da votação do júri popular, clique no link abaixo e garanta sua presença.

Você terá acesso a todos os textos em formato PDF e ao link de votação no cadastro abaixo:

III PRÊMIO CARTOLA DE LITERATURA

A votação acontecerá entre os dias 01/10/2021 e 31/10/2021

 


Confira a lista dos finalistas de todas as antologias participantes na premiação:

 

Verdades que não querem que você saiba
Elvis não mora mais aqui – Miguel Alencar
Quem comprou o 7×1 – Elisa Morena
O velho alemão – Pedro PX

O mundo onde o tempo parou
A caçada – Miguel Alencar
A criatura – Ariel N.
Bluebird – Karina Cruz

Os casos ocultos de Sherlock Holmes
Igneoptera – Marcos Passos
O enigma do hexagrama 11 – Helton Lucinda
Paralisia do sono – César Ribeiro

Condenados I e II
Família – C.H. Schwertner
O que fazemos por amor – Anderson Rodrigues
Tudo certo, nada resolvido – Karina Cruz

TRANSformação
Flor de lis – Helena Agalenéa
Cais da porta – Rafa Ella Brites
Consigo é mais seguro – Sarah Brambilla Giannasi

O Olho de Hórus I e II
Noite de luto – Carlo M Marcello
O peso de um coração – Fabíola Eichenbrenner
Maat – Érulos Ferrari Filho

Depois do fim I e II
Dura lex, sed lex – Caroline Trevelin
Demônio do deserto – Fabiola Eichenbrenner
A favor do vento – Larissa Mancini

Terra do Nunca
O garoto valente – Filipe Travanca
O menino lua – Micah Aguiar
O menino que ouvia magia – Fabiola Eichenbrenner

Excalibur
Heróis e farsas – P. H. Martinez
O guerreiro pertinaz – Ricardo Victor
O preço de ser rei – M. Lestrange

Vampiros de Vera Cruz
A carta perdida de Pero Vaz de Caminha – Carol Trevelin
A criatura da clareira – Alline Souza
Demônios do Novo Mundo – Danilo Alex da Silva

Pela toca do coelho
A gripe escarola – Fabiana Souza
Caos na biblioteca das maravilhas – Fabíola Eichenbrenner
Alice através da fonte – Matheus Peixoto

Histórias de fantasmas
Adeus – Nill C. N. de Azevedo
Cordeiro de Deus – Pedro PX
Okaeri – Natália Mussato

A maldição da Lua Cheia
A ceia de Licaão, o ceiladense – Rodrigo Duhau
Sétimo filho do mal e do sono – Fabiola Eichenbrenner
O lobisomem da Lagoa do Mato — Cristina C. C. Vieira

Kodomo: lendas infantis japonesas
O menino de ouro – Giuliana Murakami
O coelho de Inaba – Rafael Y. Odo
Juunishi: por que gatos perseguem ratos? – Fabiola Eichenbrenner

Compartilhe:

Cartola Editora tem duas obras semifinalistas no IV Prêmio ABERST

Por Notícias No Comments

A Cartola Editora emplacou duas obras entre as semifinalistas do IV Prêmio ABERST de Literatura. Na categoria “narrativa longa de suspense” a obra selecionada foi Colônia dos Esquecidos, da autora M. Lestrange. Já na categoria “infantojuvenil / jovem adulto” foi selecionada a obra Tykhe, da autora Thais Rocha.

No dia 02 de setembro serão anunciados os finalistas do concurso literário.

As obras semifinalistas estão disponíveis para compra em edição de luxo em capa dura na Livraria da Cartola:

Colônia dos Esquecidos – M. Lestrange

Existe um lugar fora do tempo, você está pronto pra abraçar a verdade?

Adquira seu exemplar: https://livrariadacartola.com.br/produto/colonia-dos-esquecidos/

Tykhe – Thais Rocha

Ela não era uma criatura sobrenatural comum, o que aconteceria se ela encontrasse um local seguro?

Adquira seu exemplar: https://livrariadacartola.com.br/produto/tykhe/

Compartilhe:

Amor é amor: mês do Orgulho LGBT+

Por Notícias No Comments

Todos os anos, durante o mês de junho, é celebrado o Orgulho LGBT+. A data faz referência à Rebelião de Stonewall, considerada o “marco zero” do movimento de igualdade civil da comunidade LGBT+ em todo o mundo.

O evento foi uma série de manifestações espontâneas contra uma invasão da polícia de Nova York, que ocorreu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, um dos poucos locais a abraçar a comunidade LGBT+ em sua época. Vários frequentadores foram agredidos e treze pessoas foram detidas, em meio ao protesto dos moradores da vizinhança.

Nos cinco dias seguintes, centenas de pessoas se reuniram para protestar nas redondezas do bar, contra a perseguição de policiais aos homossexuais. Um ano após o incidente, milhares de pessoas voltaram ao bar e fizeram a primeira marcha do Dia da Libertação. Anos depois, ela evoluiu para o mês do Orgulho LGBT+ que celebramos atualmente.

Desde sua fundação, a Cartola Editora sempre se posicionou em favor da igualdade de direitos e do respeito à diversidade. Para nós a literatura é também uma forma de resistência, como explica a editora Edilaine Cagliari:

“A arte tem sido, desde os primórdios, a forma que encontramos para eternizar, demonstrar, denunciar, questionar e mudar a realidade. Pra muitos é uma forma de luta contra apagamentos e em prol da visibilidade e pra mim tem sido essa a forma de lutar em tempos em que o apagamento das minorias acontece a olhos vistos, de forma crescente. Conquistas ameaçadas, décadas de evolução social que agora se tornaram frágeis.”

Responsável pela curadoria de obras LGBT+ da Cartola Editora, Edilaine comemora que, pouco a pouco, a editora publica cada vez mais obras voltadas à comunidade.

“É com orgulho imenso que, de mãos dadas com a Cartola Editora, recebo originais de pessoas que escrevem e não têm canais de publicação, seja por motivos financeiros ou censuras. Aqui, abraçamos projetos que se encaixam com nossas lutas, e os custos para publicação são pagos através de financiamento coletivo. Temas LGBTQIA+ são hoje 11% das publicações da editora, um número altíssimo para uma casa editorial não exclusiva deste tema. É trabalho, mas é propósito. É luta, mas é amor. Pra mim, é mais do que tudo isso, é cura.”

Para celebrar a data, faremos o sorteio da duologia Toda Forma de Amor!

Participe em nosso Instagram: https://www.instagram.com/cartolaeditora/

Conheça as obras LGBT+ disponíveis em nossa livraria:

https://livrariadacartola.com.br/categoria/livros/lgbt/

Compartilhe: