Skip to main content
Category

Notícias

Anunciamos os finalistas do “Prêmio Cartola de Literatura 2021”

By Notícias No Comments

É com enorme prazer que anunciamos os finalistas da terceira edição do “Prêmio Cartola de Literatura”. O objetivo é premiar os melhores textos escritos por nossos autores, em nossas antologias, lançadas no ano de 2020 através de concurso literário. A partir de agora, a premiação de um ano contemplará todas as antologias do ano anterior, sendo assim, nesta edição participam autores das antologias de 2020, com exceção as que já foram premiadas no ano passado.

Na primeira fase de seleção, os contos foram escolhidos pelos organizadores das antologias. Os finalistas, agora, serão submetidos ao júri técnico e ao júri popular. O júri técnico, será composto por colaboradores da editora, e o júri popular será formado pelos leitores, que escolherão os melhores contos através de votação aberta na Internet. O júri popular terá o mesmo peso de escolha de um membro do júri técnico, como se fosse mais um deste.

Para cada antologia, três finalistas foram escolhidos e o que obtiver maior número de votos será declarado o vencedor. O(a) mesmo(a) autor(a) poderá sair vencedor(a) em antologias diferentes. 

Os finalistas serão anunciados através de uma live no Instagram da editora no dia 10/11/2021, às 20h00, e estarão listados no site da editora. Infelizmente, para esse ano, o evento terá de ser realizado online, devido as restrições em virtude da pandemia de Covid-19.

Caso queira participar da votação do júri popular, clique no link abaixo e garanta sua presença.

Você terá acesso a todos os textos em formato PDF e ao link de votação no cadastro abaixo:

III PRÊMIO CARTOLA DE LITERATURA

A votação acontecerá entre os dias 01/10/2021 e 31/10/2021

 


Confira a lista dos finalistas de todas as antologias participantes na premiação:

 

Verdades que não querem que você saiba
Elvis não mora mais aqui – Miguel Alencar
Quem comprou o 7×1 – Elisa Morena
O velho alemão – Pedro PX

O mundo onde o tempo parou
A caçada – Miguel Alencar
A criatura – Ariel N.
Bluebird – Karina Cruz

Os casos ocultos de Sherlock Holmes
Igneoptera – Marcos Passos
O enigma do hexagrama 11 – Helton Lucinda
Paralisia do sono – César Ribeiro

Condenados I e II
Família – C.H. Schwertner
O que fazemos por amor – Anderson Rodrigues
Tudo certo, nada resolvido – Karina Cruz

TRANSformação
Flor de lis – Helena Agalenéa
Cais da porta – Rafa Ella Brites
Consigo é mais seguro – Sarah Brambilla Giannasi

O Olho de Hórus I e II
Noite de luto – Carlo M Marcello
O peso de um coração – Fabíola Eichenbrenner
Maat – Érulos Ferrari Filho

Depois do fim I e II
Dura lex, sed lex – Caroline Trevelin
Demônio do deserto – Fabiola Eichenbrenner
A favor do vento – Larissa Mancini

Terra do Nunca
O garoto valente – Filipe Travanca
O menino lua – Micah Aguiar
O menino que ouvia magia – Fabiola Eichenbrenner

Excalibur
Heróis e farsas – P. H. Martinez
O guerreiro pertinaz – Ricardo Victor
O preço de ser rei – M. Lestrange

Vampiros de Vera Cruz
A carta perdida de Pero Vaz de Caminha – Carol Trevelin
A criatura da clareira – Alline Souza
Demônios do Novo Mundo – Danilo Alex da Silva

Pela toca do coelho
A gripe escarola – Fabiana Souza
Caos na biblioteca das maravilhas – Fabíola Eichenbrenner
Alice através da fonte – Matheus Peixoto

Histórias de fantasmas
Adeus – Nill C. N. de Azevedo
Cordeiro de Deus – Pedro PX
Okaeri – Natália Mussato

A maldição da Lua Cheia
A ceia de Licaão, o ceiladense – Rodrigo Duhau
Sétimo filho do mal e do sono – Fabiola Eichenbrenner
O lobisomem da Lagoa do Mato — Cristina C. C. Vieira

Kodomo: lendas infantis japonesas
O menino de ouro – Giuliana Murakami
O coelho de Inaba – Rafael Y. Odo
Juunishi: por que gatos perseguem ratos? – Fabiola Eichenbrenner

Compartilhe:

Cartola Editora tem duas obras semifinalistas no IV Prêmio ABERST

By Notícias No Comments

A Cartola Editora emplacou duas obras entre as semifinalistas do IV Prêmio ABERST de Literatura. Na categoria “narrativa longa de suspense” a obra selecionada foi Colônia dos Esquecidos, da autora M. Lestrange. Já na categoria “infantojuvenil / jovem adulto” foi selecionada a obra Tykhe, da autora Thais Rocha.

No dia 02 de setembro serão anunciados os finalistas do concurso literário.

As obras semifinalistas estão disponíveis para compra em edição de luxo em capa dura na Livraria da Cartola:

Colônia dos Esquecidos – M. Lestrange

Existe um lugar fora do tempo, você está pronto pra abraçar a verdade?

Adquira seu exemplar: https://livrariadacartola.com.br/produto/colonia-dos-esquecidos/

Tykhe – Thais Rocha

Ela não era uma criatura sobrenatural comum, o que aconteceria se ela encontrasse um local seguro?

Adquira seu exemplar: https://livrariadacartola.com.br/produto/tykhe/

Compartilhe:

Amor é amor: mês do Orgulho LGBT+

By Notícias No Comments

Todos os anos, durante o mês de junho, é celebrado o Orgulho LGBT+. A data faz referência à Rebelião de Stonewall, considerada o “marco zero” do movimento de igualdade civil da comunidade LGBT+ em todo o mundo.

O evento foi uma série de manifestações espontâneas contra uma invasão da polícia de Nova York, que ocorreu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, um dos poucos locais a abraçar a comunidade LGBT+ em sua época. Vários frequentadores foram agredidos e treze pessoas foram detidas, em meio ao protesto dos moradores da vizinhança.

Nos cinco dias seguintes, centenas de pessoas se reuniram para protestar nas redondezas do bar, contra a perseguição de policiais aos homossexuais. Um ano após o incidente, milhares de pessoas voltaram ao bar e fizeram a primeira marcha do Dia da Libertação. Anos depois, ela evoluiu para o mês do Orgulho LGBT+ que celebramos atualmente.

Desde sua fundação, a Cartola Editora sempre se posicionou em favor da igualdade de direitos e do respeito à diversidade. Para nós a literatura é também uma forma de resistência, como explica a editora Edilaine Cagliari:

“A arte tem sido, desde os primórdios, a forma que encontramos para eternizar, demonstrar, denunciar, questionar e mudar a realidade. Pra muitos é uma forma de luta contra apagamentos e em prol da visibilidade e pra mim tem sido essa a forma de lutar em tempos em que o apagamento das minorias acontece a olhos vistos, de forma crescente. Conquistas ameaçadas, décadas de evolução social que agora se tornaram frágeis.”

Responsável pela curadoria de obras LGBT+ da Cartola Editora, Edilaine comemora que, pouco a pouco, a editora publica cada vez mais obras voltadas à comunidade.

“É com orgulho imenso que, de mãos dadas com a Cartola Editora, recebo originais de pessoas que escrevem e não têm canais de publicação, seja por motivos financeiros ou censuras. Aqui, abraçamos projetos que se encaixam com nossas lutas, e os custos para publicação são pagos através de financiamento coletivo. Temas LGBTQIA+ são hoje 11% das publicações da editora, um número altíssimo para uma casa editorial não exclusiva deste tema. É trabalho, mas é propósito. É luta, mas é amor. Pra mim, é mais do que tudo isso, é cura.”

Para celebrar a data, faremos o sorteio da duologia Toda Forma de Amor!

Participe em nosso Instagram: https://www.instagram.com/cartolaeditora/

Conheça as obras LGBT+ disponíveis em nossa livraria:

https://livrariadacartola.com.br/categoria/livros/lgbt/

Compartilhe:

Flipei 2021 começa nesta quinta-feira

By Notícias No Comments

Homenageando os 150 anos da Comuna de Paris, Festa Literária Pirata das Editoras Independentes seguirá até 28/03, com a participação de 95 editoras independentes

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), que normalmente é realizada à margem esquerda do rio Perequê-Açu em Paraty, acontecerá este ano de forma totalmente on-line entre os dias 18 e 28 de março, em homenagem aos 150 anos da Comuna de Paris. Com o tema Livros e comunas para novos futuros, a edição terá 56 horas de programação virtual, com direito a conferências, bate-papos, apresentações musicais e a feira do livro, que abarca 95 editoras independentes.

A Flipei 2021 contará com a presença de intelectuais, ativistas e artistas, como Rita Von Hunty, padre Júlio Lancellotti, Preta Ferreira, Vladimir Safatle, Raquel Rolnik, Orlando Calheiros, Ava Rocha, Dani Mussi, Slam da Guilhermina e Cabaré Feminista e muito mais. Entre os autores internacionais, estão nomes como Kristin Ross, Daniel Cohen, Atilio Borón, Mark Bray, Peter Gelderloos, Julieta Paredes e Toumani Kouyaté. As conversas irão abordar temas urgentes, como a pandemia, a crise climática, as comunas latino-americanas, o atual estágio das lutas antifascistas até a legitimidade da violência revolucionária de Marighella e dos Panteras Negras.

A Flipei também terá este ano uma programação voltada para o público infantil intitulada Pestinhas e nenéns. A programação completa do evento você confere no site da Flipei e todas as mesas serão transmitidas pelo canal da feira no YouTube.

As editoras participantes estão com descontos de 25% em alguns dos seus títulos. Você pode conferir as obras da Cartola Editora em desconto na Livraria da Cartola.

Compartilhe:

Livro de Paula Febbe concorre ao Prêmio Ecos de Literatura

By Notícias No Comments

O livro “vira-vira” Não / Sarau inconsciente de um alter ego esquizofrênico da autora Paula Febbe está concorrendo ao Prêmio Ecos de Literatura, na categoria Melhor Crônica e Poesia. O livro foi lançado pela Cartola Editora em junho de 2020.

A obra está disponível para votação popular entre os dias 15 de janeiro de 2021 e 25 de fevereiro de 2021 (sendo um voto por conta Google) e o resultado final será no dia da cerimônia de entrega dos troféus (podendo ser ela presencial ou online devido à pandemia que estamos enfrentando), em data ainda a ser definida. A autora concorre ainda nas categorias melhor conto, melhor autora nacional e melhor autora digital.

O livro está a venda na Livraria da Cartola por R$ 44,90, na versão impressa, e em por R$ 12,90, na versão digital. Adquira seu exemplar AQUI.

Ajude a literatura nacional votando no link abaixo:

http://bit.ly/premioecos2020

Compartilhe:

A Cartola Editora chegou ao Telegram

By Notícias No Comments

A Cartola Editora chegou ao Telegram! Inscreva-se em nosso canal e fique por dentro das novidades e promoções exclusivas!

Em nosso canal, compartilharemos nossos lançamentos, financiamentos coletivos, promoções, descontos exclusivos e muito mais. Você poderá conhecer os bastidores da editora, ser notificado sobre as nossas lives, novos projetos e muito mais. Antes mesmo das novidades chegarem às redes sociais, você saberá de tudo por lá. Não deixe de se inscrever!

Se liga no que vem por aí:

  •  Conheça o planejamento da editora para os próximos meses.
  • Fique por dentro do nosso catálogo em detalhes.
  • Tenha acesso a trechos dos nossos livros.
  • Assista aos nossos booktrailers.
  • Ouça trechos de nossos livros.
  • Tenha acesso em primeira mão às nossas promoções.
  • Não perca nossos sorteios.
  • Saiba tudo sobre nossas lives e eventos.

Entre em nosso canal no Telegram

 

 


Você ainda não está no Telegram?

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, que funciona parecido ao WhatsApp, mas com algumas funcionalidades diferentes, como por exemplo, criar canais como o nosso, além de ser muito mais seguro. Todo o conteúdo fica armazenado em nuvem, tendo como foco a segurança e a velocidade das informações. Você não precisa encher a memória do seu celular com os arquivos baixados. Dá para economizar espaço no aparelho e ainda ter acesso a tudo isso na hora que quiser, desde que tenha uma conexão com a Internet.

Para usar o Telegram, a primeira coisa que você precisa fazer é instalá-lo no seu celular como qualquer outro aplicativo. É só fazer o download na App Store (Apple) ou na Play Store (Google). Caso você prefira utilizar essa ferramenta através do seu computador, basta acessar https://web.telegram.org, ou então baixar a versão Desktop para o PC, Mac ou Linux em https://desktop.telegram.org/.

Compartilhe:

O autor Alec Silva é finalista do prêmio ABERST com o conto “A coisa de três faces”

By Notícias No Comments

O autor Alec Silva é um dos finalistas do III Prêmio Aberst na categoria NARRATIVA CURTA DE TERROR, com o conto “A coisa de três faces”, publicado no livro POSSESSÃO. Ele será o único representante da Cartola Editora na finalíssima do concurso. Além de concorrer com o conto finalista, o autor também esteve entre os finalistas com o seu romance de terror O CÃO NEGRO.

Tanto o livro POSSESSÃO quanto o livro O CÃO NEGRO estão à venda em nossa livraria e você pode adquiri-los aqui:

 

Compartilhe: